Filme: Paprika (2006)

 Oi! Olha a Yara aqui de novo! 😊

Vocês já tiveram sonhos, certo? Sonhos felizes, pesadelos assustadores, ou até sonhar com algo bizarro que você não sabe se era um dois dois... a mente não parece ter fronteiras nos sonhos.

Pensando nisso, hoje eu reasssisti e decidi recomendar pra vocês essa obra-prima chamada Paprika, filme de animação de 2006, dirigido por Satoshi Kon e inspirado num livro de mesmo nome de 1993.


Eu devo dizer que demorei pra ver esse filme; era uma recomendação constante do meu primo, um cinéfilo de primeira e atualmente professor de inglês (e ele também tá vendendo amigurumis).

Mas quando eu vi, eu fiquei fascinada. Digamos que eu sou uma daquelas pessoas que adora filmes e é fascinada pelo significado dos sonhos.

No filme, temos uma psiquiatra chamada Atsuko Chiba, que assume a identidade de Paprika no mundo dos sonhos para ajudar os seus clientes, graças a criação do DC Mini (não, nada a ver com a DC comics), um aparelho capaz de visualizar os sonhos das pessoas para quem está do lado de fora. 

O caso é que esse método não é exatamente legal, no sentido de "permitido legalmente", porque o aparelho não está completo, sem uma "restrição de acesso". E eis que um dia alguém rouba esse aparelho e começa a enlouquecer pessoas, prendendo-as em sonhos, criando uma verdadeira parada de insanidade, onde até um detetive que Paprika estava ajudando entra no caso.

Esse foi o último filme que Satoshi Kon dirigiu, antes de sua morte em 2010. A animação é do estúdio Madhouse, também responsável por animes como Death Note e a 1a temporada de One Punch Man e  outros filmes como Wolf Children e o primeiro longa de Kon, Perfect Blue.

O clima de terror psicológico, o mistério da trama e os visuais dos sonhos são pontos que vão te manter grudado na tela, e a trilha de Susume Hirasawa é outro toque que te deixará envolvido. Com certeza vocês não vão dormir vendo esse filme XD (piadinha de sonho).



Comentários